Carteira de Identificação do Paciente Bariátrico
Iniciativa inédita visa ampliar a segurança do paciente operado, sobretudo em situações atípicas, como socorros emergenciais

O lançamento da Carteira de Identificação do Paciente Bariátrico foi um dos destaques do XIII Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica 2011, realizado este mês, em Gramado (RS). Seu objetivo? Garantir atendimento adequado e integral, principalmente em situações de emergência, quando o paciente é atendido por um médico não especialista.

A Carteira de Identificação traz:
• nome do paciente
• nome do cirurgião
• data da cirurgia
• tipo da técnica cirúrgica

Além disso, há espaço para observações importantes, a exemplo de alergias a determinada(s) substância(s), tipo sanguíneo e doenças associadas.

A ação reforça o compromisso da SBCBM com a atenção global ao paciente obeso. “Quem faz esse tipo de cirurgia, mesmo por meio de uma abordagem menos invasiva, merece todos os cuidados possíveis, antes, durante e depois da operação”, afirma o Dr. Ricardo Cohen, presidente da entidade. “Nosso trabalho é defender os melhores procedimentos para os pacientes e um atendimento cada vez mais completo e seguro.”